Hoje vamos falar da arruda(ruta graveolens, ruta montana, rutastiva, ruta hontensis, ruta latifolia).
FAMÍLIA: rutáceas.
outros nomes: arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-forte
DESCRIÇÃO: É um subarbusto muito cultivado nos jardins, em todo o mundo, por causa das suas folhas fortemente aromáticas. cresce até um metro, mais ou menos, de altura. Haste lenhosa, ramificada deste a base.
Folhas alternas, pecioladas, carnudas, glaucas, compostas, de até 15 cm de comprimento.
Seus folíolos sésseis também se dividem em 2 ou 3. Inflorescência em umbelas. Flores pequenas, verde-amarela das. Cálice de 4 ou 5 sépalas lanceoladas, agudas. Corola de 4 ou 5 pétalas côncavas
superiormente.
Fruto capsular, de 4 ou 5 lobos salientes e rugosos abrindo-se superior e interiormente em 4 ou 5 valvas. No interior de cada lóculo há uma semente reniforme, rugosa, pardacenta.
USO MEDICINAL:
Princípio uso desta planta é nas regras suprimidas bruscamente. Seu efeito é fortemente emenagogo.
DOSE:
2 a 3 gramas para um litro de água, por dia.
cuidado de não usar quantidades maiores. Ao mesmo tempo, banham-se os pés em água quente.
" Durante a gravidez, a arruda tem um efeito especial sobre o útero: ela congestiona este órgão, estimula as fibras musculares, provoca-lhes a contração, ocasiona uma hemorragia grave, as vezes o aborto e a morte. Acrescentamos que o aborto é raro e que a administração desta substância com um fim criminoso (aborto) pode acarretar a morte sem que haja parto"Dictionnaire des plantes medicinais.
O chá de arruda também é bom para os nervos.
Externamente aplicado, um chá em dose mais forte (20 gramas para 1 litro de água) mata piolhos. o pó das folhas secas serve para o mesmo fim.
Para combater a sarna, prepara-se um chá (20 gramas em 1 litro de água), no qual se embebe em um pano ou algodão, que se passa sobre as partes afetadas.
O mesmo chá é bom para lavar feridas. Também as folhas frescas, machucadas, aplicadas sobre feridas velhas, são de bom efeito curativo.
Finalizando, repetimos a advertência de que, tratando-se de uma planta muito ativa, só deve ser administrada com muita prudência, quando usada internamente.
Postagem Emerson Silva
medicina natural: arruda
com zé da raiz
portalpolicianoticia.blogspot.com
COMENTÁRIOS